Categoria: Artigos
Data: 14/03/2024

Conheça a história do pastor que dá nome ao Instituto Presbiteriano de Evangelismo e Missões (IPEM).


Talvez você não saiba, mas o IPEM é um instituto teológico com visão missionária, que leva o nome do Pastor Milton Rubens Rickli. O tio Milton, como carinhosamente era chamado, foi um homem de Deus que trabalhou muito em prol da evangelização do Paraná e, por isso, seu legado permanece vivo até hoje, servindo de referência para os alunos do instituto.


Nascido em 18 de outubro de 1935 na cidade de Turvo (PR), o Rev. Milton Rubens Rickli era filho de pais presbiterianos e pertencia à IPB de Turvo. Casou-se em 1960 com Odá Leonor (tia Odá), com quem teve sete filhos: Márcia, Marici Clara, Marcos, Joyce, Denise, Daisy e João Hugo.


Poucos anos após o casamento, no ano de 1966, ele sentiu-se vocacionado para servir como missionário. Sua esposa explica:


“Foi um chamado como de Neemias: não ouviu uma voz, mas sentiu a necessidade dos campos branqueando, ouvindo o clamor do mundo, e sentiu paixão pelas almas perdidas”, Odá Rickli. 


Após o seu chamado, serviu por treze anos nos campos do Oeste do Paraná. Depois de servir mais um tempo na região do Centro Sul, em 1980 ele começou a trabalhar em Guarapuava e nos campos missionários do Sudoeste do Paraná com outros obreiros. No início, seu trabalho consistia na distribuição de folhetos e a realização de cultos em terrenos vagos na cidade de Cascavel. 


Mas o tio Milton não trabalhava sozinho: os filhos ajudavam o pai na evangelização, distribuindo os panfletos de casa em casa e montando e desmontando a tenda que funcionava como uma espécie de igreja móvel.


“O empenho de Milton Rickli pela evangelização se evidenciava, não somente pelos longos dias de viagens pelo sudoeste paranaense, mas pela constante busca de encontrar maneiras de ‘levar luz’ ao povo desta região, que vivia em trevas espirituais do catolicismo popular” (História da Igreja Presbiteriana no Sul do Brasil)


O reverendo levava isso tão a sério que na década de 90 instituiu o Centro de Treinamento de Obreiros – CETRO em Guarapuava (PR), formando dezenas de obreiros e implantando uma visão de amor por almas. Para o pastor Marcos Rickli, filho do Pastor Milton, “a visão dele de discipulado, a missão de tempo integral e não fazer a obra do ministério como um profissional” foi o que mais impactou sua vida.

O pastor Milton foi um servo do Senhor até sua morte em 14 de dezembro de 2004. Sua vida alcançou muitas outras e seu trabalho serviu de inspiração para muitos que seguiram entregando suas vidas para espalhar o evangelho de Cristo. 


Foi por causa da história desse homem de Deus que o Instituto Presbiteriano de Evangelismo e Missões - Milton Rubens Rickli leva esse nome.



Galeria de Fotos - Rev. Milton Rubens Rickli


Autor:   |   Visualizações: 314 pessoas
Compartilhar: Facebook Twitter LinkedIn Whatsapp

Deixe seu comentário